16 junho, 2011

Flor de Cerejeira, uma historinha


Flor de Cerejeira (Sakura) me encanta.
Uma amiga que morou em Washington me contou que na primavera, toda a volta do lago ficava forrado de cerejeiras brancas, presente dos japoneses.
Eu que sou muito visual, na hora imaginei aquela paisagem, com céu azul e árvores imitando neve... fiquei arrepiada.
Depois desse dia, acompanhei todos os anos pela internet a floração das cerejeiras, principalmente no Japão.
Em São Paulo encontramos no Parque do Carmo, em Campos do Jordão e para minha felicidade, encontrei algumas no Zoológico em 2010.
Não lembro quem foi que gritou: “San!! Cerejeiras!!” Eu me virei e lá estavam elas, 5 cerejeiras rosadas, alinhadas, dando cor aquele lugar.
Quando cheguei perto fiquei alguns minutos só admirando, não parecia real de tão lindas. Era a primeira vez que eu me encontrava com elas, precisava olhar muito antes de fotografar. Nesta foto do post eu tenho a sensação de que ela está dizendo isso mesmo: “olha-me com atenção...” Fiquei curtindo aquela surpresa, namorando essas flores que só podem ser apreciadas uma vez por ano.
Elas são fortes, suas folhas caem completamente e os galhos enfrentam toda adversidade climática para que as flores possam desabrochar na época certa, soberanas.
É impressionante como ela resiste por "apenas" 10 dias. E se fosse por 1 dia, já valeria a pena. Dá pra comparar com os momentos de felicidade que a gente tem que muitas pessoas não entendem, perdem tempo reclamando e eu sempre reforço... Não importa quanto tempo dura, importa que aconteceu; ficou fotografado na sua lembrança e foi especial. No Japão, esta árvore é o símbolo da felicidade, dá pra sacar o motivo...
Esse é um dos meus muitos desejos: sentar embaixo de uma dessas árvores enormes nesses festivais e ficar olhando pra cima. Vendo as flores dançarem com o vento, contrastando com o céu azul e caindo no meu colo.
Foi com essa cena em mente que fiz esse bordado. Aproveitei o repouso forçado dessa gripe mala. Quando eu terminei, deu vontade de fazer um quarto de bebê com esse tema, fiquei feliz com o resultado..
Então...até um dia Cerejeiras de Washington ou quem sabe... Japão!
Afinal, sonhar é permitido e mesmo que não fosse, quebrar regras é comigo..;)

6 comentários:

  1. Maravilhoso San.! Esse quarto de bebê ficará incrível! Podia ter sido o da Alice...
    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Não é a toa que é o simbolo tambem da pureza.... por isso esta perfeição esta flor....

    Adorei esta historia....e realmente Sakura é a renovação da vida....que tras boa sorte....

    Podemos marcar para a proxima florada de ir no Pq do Carmo...!!!! e tomar um sake para trazer boa sorte.....!!!! hahaha....

    ResponderExcluir
  3. Lá, vamos acrescentar a cerejeira ao quarto novo, tem tudo a ver..;)
    bjoo

    ResponderExcluir
  4. é verdade Ale. Achei várias histórias e significados incríveis citando a cerejeira.
    E vamos marcar de ir lá pls! mas sem sake..rsrs
    Obrigada pela visita!
    bjooo

    ResponderExcluir
  5. San, difícil falar tudo que te qualifica pq é muita coisa, mas admiro o amor que vc coloca nas coisas que faz. Esse bordado ficou lindo ao extremo, de um tremendo bom gosto, delicado, sensível....vc disse que eu ia gostar dessa cerejeira quando visse, e acho que por me conhecer um pouco, acertou. Eu AMEI...ela é linda e parece até ter vida rsrsrs. Nesse dia do ZOO, eu tava junto, lembro vagamente quando vc ficou namorando a cerejeira. Não lembro se foi eu quem gritou, mas lembro de vc "brisando" pra ela rsrsrsrs....e ela tem tudo a ver com vc, além das gérberas, orquídeas e etc rsrsrs. Linda...agora me diz, onde vai esse bordado lindo?

    ResponderExcluir
  6. Clau, obrigada!! Você, mais do que ninguém, sabe que se a gente não tem amor pra fazer o que quer que seja, é melhor que não faça.
    Eu acho que pode ter sido você que me chamou nesse dia, realmente não lembro. Eu estava achando tão surreal dar de cara com uma cerejeira em pleno Zoo, que algumas coisas apagaram da minha memória..rs
    Não sei mais que peça vai virar essa cerejeira. Era pra ser a capa da bolsa de água quente..ahahaha mas eu desisti!
    E tem mais um detalhe da Cerejeira na minha vida...o perfume da L'Occitane que você me deu..;)
    bjooo

    ResponderExcluir

comente, não dói..;)♥