23 julho, 2011

Qual animal você seria?

Foto: Sandra Pagano - Zoo São Paulo, 15/ago/2011

Certa vez participei de uma Dinâmica de Grupo, a última etapa de uma porrada de entrevistas para trabalhar numa joalheria. A última pergunta deste dia era: “Qual animal você seria?” Eu respondi que seria um Elefante e das quatorze garotas, somente eu e mais duas ficaram para a final..rs
Escolhi o Elefante por conhecer um pouco do seu comportamento, afinal são várias noites assistindo Animal Planet..;) São muito parecidos comigo.
Vivem em média 65 anos. São animais resistentes e difíceis de serem caçados, mais difícies que tigres, leões e leopardos. Tem olfato aguçado e conseguem, por exemplo, detectar água ou outras espécies de animais, a quilômetros de distância.
Elefantes olham nos olhos e jamais esquecem uma imagem, daí vem o termo “memória de elefante”. Durante uma época na África, elefantes estavam atacando as pessoas, sendo chamados de assassinos. Depois de várias pesquisas um cientista descobriu que eles atacavam as pessoas que haviam arrancado as presas de marfim de outros elefantes. Mexe com eles..
Sua vida é em bando, são unidos e sempre uma fêmea está no comando. São emotivos, sofrem, adotam filhotes de outro bando e cuidam como se fossem deles.
Uma vez vi um documentário de uma fêmea que perdeu seu “bebê” e entrou em depressão por dias. Ficava deitada, ao lado do filhote morto e bravíssima se alguém tentasse chegar perto. Ela emitia uns sons tão estranhos, tão intensos, que chorei. Dias depois ela levantou, carregou o filhote na tromba e o deixou protegido num arbusto, como se tivesse escolhido um túmulo.
Foi embora, andando devagar e de vez em quando, olhava para trás. Ela estava se despedindo...
Elefantes são muito sinceros também, se não gostarem de você ou de outro elefante, praticam a transparência sem dó e convém não insistir.
Muito carinhosos, usam a tromba não só para comer ou se defender, mas para se cumprimentar, como um aperto de mão, um afago.
O rolar na lama além de servir para se refrescar é para que a lama, depois de seca, transforme-se numa espécie de protetor solar, pois ao contrário do que a maioria pensa, sua pele é sensível.
Na época do cio, os machos liberam um odor de uma glândula que fica entre os olhos ( novamente os olhos) e abanam as orelhas para espalhar este cheiro e atrair as fêmeas.
Na Índia ele é sagrado; no Império Persa ele serviu ao exército.
Sou fascinada pelos animais e espero um dia ter a chance de viver um tempo entre eles, mas é com os Elefantes que me identifico.

A foto acima é a quinta almofada da série "Dando um Tapa no meu Quarto" (fiz hoje) e já que semana passada fiz uma almofada “Photo”, mais do que justo ter um pouco da África e desses bichos que eu amo. 
Agora me conta...qual animal você seria?

3 comentários:

  1. Acho que uma girafa, pode não parecer, por conta da minha cara brava, mas sou um ser docil e carinhoso. sem contar que adoro as cores delas, são lindas, elegantes e dormem pouco risos.

    Porém, gostaria de ser um elefante, adoro o bicho e adorei suas características :)
    Adorei o texto e a foto:)
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Gi,
    Girafas são dóceis, mas sabem brigar muito bem..rsrs
    e vc não tem cara de brava sua bocó..;)
    obrigada pela visita !
    bjooo

    ResponderExcluir
  3. Sann, que lindo estou dando uma olhadinha nos teus posts e encontrei este, achei linda a historia do elefante. Se eu pudesse escolher gostaria de se uma aguia ou um cisne, a aguia por ter uma visão fabulosa e voar por planicies e montanhas maravilhosas entre outras coisas o cisne pela elegancia ao deslizar nos lagos já que eu não nado de jeito nenhum rsrsrs... acho lindo e formoso.Bjoks!! Edna Regina

    ResponderExcluir

comente, não dói..;)♥