13 agosto, 2011

Pai

No dia dos Pais, o meu não tinha sossego. Ele que normalmente cozinhava nos finais de semana, mas neste dia em especial ele cozinhava mais..rs
Meu pai era um cara diferente. Fui educada no olhar. Não precisava uma palavra dele e eu já sabia o que aqueles olhos estavam dizendo.
Ele era rígido, tinha opinião formada sobre tudo e muitas vezes era bem difícil provar que ele estava errado ( na maior parte dos casos não estava..rs) . 
Sou muito parecida com ele e batia de frente direto, claro. Em algumas situações a gente ficava sem se falar e em outras explodíamos na risada.

Alguns minutos depois desta foto, ele contou pra mim e pro meu irmão que estava com câncer.
Foi bem difícil receber a notícia que ele estava doente (bem doente). Senti uma revolta imensa e descontava nele por qualquer motivo. 
Um dia percebi que aquilo que eu estava fazendo era raiva porque eu não admitia que ele ia morrer.
Mudei minha atitude, durante dois anos curti meu pai como nunca tinha feito antes e pedi perdão por muita coisa. 
Neste Dia dos Pais, vocês que são filhos, cuidem deles. Digam o que sentem. 
Ao invés de explodir, reflitam sobre aquilo que ele está dizendo e deem muito carinho sempre.
Eles não sabem tudo, mas sabem coisas demais que vale a pena ouvir ao invés de rebater no impulso.
Sinto uma saudade gigante daquele olhão me reprovando, me admirando, me amando. Sinto falta de quando ele levantava de repente e me tirava pra dançar. 
Quando eu estava triste, ele falava: "poutz..tá chorando de novo? para com isso e vem me ajudar a cozinhar". Eu levantava brava pq achava que ele não estava dando bola pras minhas lágrimas. Ele me abraçava, fazia cafuné e falava baixinho..."ô bicuda, vai ficar tudo bem..".
Aí eu chorava mais e ele finalizava: "PQP vai começar tudo de novo ahahaha" e era gargalhada dos dois..;)
O melhor era quando eu chegava do cabelereiro e mudava radical. Ele olhava, ria de lado e ficava quieto. Isso era pra eu perguntar se ele tinha gostado e a resposta vinha assim acompanhada de risada: " Dadá, quem foi o maluco que fez isso no seu cabelo? tá uma porrrcaria!rsrs" É, ele era carioca e de uma sutileza digna de um rinoceronte..rs
Pais são tudo de bom galera e só querem o melhor pros filhos, por mais que às vezes os filhos achem que não. Clichê? mas é a real.
O meu ouviu muitos EU TE AMO e foi com as minhas três palavras mágicas que ele foi embora.
Amem e deixem ser amados.
Eu vou curtir essa saudade que está me apertando, olhando as fotos maravilhosas que aqueles olhos grandes registraram.
Feliz Dia
Eu, no colo mais gostoso da minha vida 





7 comentários:

  1. infelizmente, comentando vai doer....mas a vida é assim, viver e ir...feliz dia dos pais
    Cheng

    ResponderExcluir
  2. meu querido! dói mais quando fica guardado ;)
    saudade de vc
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Ô San, me emocionei lendo teu texto. Que relacionamento bonitos vcs tiveram e quanta coisa boa ele deixou pra vc. É, quem tem o pai, tem que amar mesmo, honra-lo e aproveitar mesmo todos os momentos com ele.
    Beijo querida e fica com o nosso Papai, nosso Deus.

    ResponderExcluir
  4. Clau,
    durante muitos anos nós dois parecíamos gato e rato, mas Deus me deu sabedoria pra resgatar esse tempo "perdido". Acredito que sou privilegiada por não ter que carregar aquelas frases antecedidas de "se eu tivesse..."
    Eu sempre falava o que eu queria e sei que algumas vezes o magoei, mas soube ser humilde em abrir meu coração e ele por sua vez foi divino em me perdoar.
    Agora ele tá bem, em uma nuvem bem fofinha, cozinhando pra um monte de gente bacana e ouvindo jazz ;)
    bjo madinha

    ResponderExcluir
  5. Que lindo San...fiquei emocionada...
    Apesar de tudo e acredito que por isso mesmo,conheci seu pai menos do que gostaria de ter conhecido...eu adorava ele...era muito engraçado...eu só me lembro de dar risada ao lado dele... Eu acho que ele também gostava de mim né? Ele me achava fofa, não achava? Sinto pela falta que ele te faz e pela saudade que você sente, não deve ser fácil...e fico feliz em saber que conseguiste dizer a ele tudo o que tiveste vontade! Te amo! Bjooo

    ResponderExcluir
  6. Pequena, ele era muito engraçado mesmo e te adorava, falava que vc era uma boneca..rs
    Ele faz muita falta, como toda pessoa querida que vai embora, principalmente pq fico imaginando tudo que ele poderia curtir (ou não..rsrs) se estivesse aqui...
    Mas como "se" não existe, só posso guardá-lo na caixinha dourada dentro do meu coração e lembrar ;)
    te amo muito
    bjo!

    ResponderExcluir
  7. Fantástico!!!
    Me deu aquela pontadinha no peito, pois lembrei do meu pai também... O perdi há um tempo, e como era muito pequenininha, não entendia muito bem a enooorme falta que sentiria dele... e o quanto eu gostaria de vê-lo abrir mais uma vez aquele enorme sorriso ao chegar do trabalho... Hoje dói, muitas vezes a saudade me incomoda...
    Engraçado como as vezes me pego pensando naquela conversa que tivemos, que descobrimos que somos muuuito parecidas... E cada dia descubro mais uma semelhança...
    Já estou sentindo saudades. Mas sei que nos propósitos de Deus não existem enganos, e sei que quero que vc esteja presente em minha vida pra sempre! Beijos!

    ResponderExcluir

comente, não dói..;)♥