22 janeiro, 2010

Victorinox, uma mão na roda!




Karl Elsener, o fundador da Victorinox, nasceu no dia 9 de outubro de 1860 em Schwyz.(meu “vizinho de aniversário”..rs) Ele tomou a iniciativa de organizar a Associação de Cuteleiros Suíços com o intuito de produzir canivetes para o exército suíço. Porém as firmas alemãs conseguiam produzir canivetes mais baratos em suas fábricas, fazendo com que todos os outros membros da Associação de Cuteleiros abandonassem o projeto após um ano.

Mesmo perdendo sua fortuna, Elsener insistiu e em 12 de junho de 1897, registrou o projeto do "Canivete para Oficiais", que seria responsável por seu sucesso e sua fortuna.
Para combater as imitações, em 1909 ele conseguiu autorização do governo suíço para incorporar a cruz suíça em seus canivetes. Após a morte de sua mãe no mesmo ano, Elsener decidiu utilizar o nome de batismo VICTORIA como marca registrada. Em 1918 ele faleceu, deixando a fábrica sob o controle dos filhos Carl e Alois. Após a criação do aço inox em 1921 e sua consequente utilização na fabricação de canivetes, a palavra INOX acabou sendo adicionada à marca VICTORIA, surgindo a marca atual VICTORINOX.

CURIOSIDADES:
Presidentes dos Estados Unidos presenteiam com os canivetes Victorinox.
Lyndon B. Johnson presenteou 4000 canivetes com suas iniciais gravadas para seus convidados na Casa Branca. O Presidente Ronald Reagan e o presidente George Bush seguiram esta tradição. Diplomatas Suíços freqüentemente presenteiam seus anfitriões em outros países com canivetes suíços. A Agência Espacial Americana (NASA) tem o canivete Victorinox como equipamento padrão em todos os ônibus do programa espacial “Columbia”.

Hoje em dia tem modelo pra tudo que é gosto e função. Todos tem duas lâminas, punção, abridor de latas, chave de fenda, tesoura, caneta, palito e saca-rolhas.
Outros modelos vem com lupa, termômetro, altímetro, alicate, luz, bússola, lixa, tee(para golfista), chave de fenda e mais um monte de coisas! O meu canivete é o modelo Cyber Tool e sempre está na minha bolsa.Meninas, é mto útil viu..;)
Entrem no site, eu adoro: www.victorinox.com.br

4 comentários:

  1. Taí, sabe que eu nunca pensei em ter um canivete? Filosofando, rs, é bem útil, podemos nos servir dele para muitas coisas e principalmente em defesa pessoal. Eu gostaria de ter um como o seu, que parece bombril, mil e uma utilidades e essa marca suíça é muito chique.

    ResponderExcluir
  2. Bonita essa história , Sam....eu não conhecia..!!!!
    Tive um igual de presente , há uns anos e realmente , é muito bom , anda sempre no carro...!!
    Beijinhos querida......
    Luisa..( meirellesluisa ).

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela informação e história que cerca esse famoso e muito útil canivete!
    Todo hottentotten tem um!!

    ResponderExcluir

comente, não dói..;)♥